Setur e Observatório do Turismo mostram pesquisa com perfil do turista em João Pessoa

A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur), em parceria com o Observatório do Turismo, por meio de uma iniciativa do Convention & Visitors Bureau, apresentou na manhã de ontem (9), no auditório do Hotel Verde Green, em João Pessoa, uma pesquisa inédita sobre o turismo de eventos na Capital. Segundo o secretário de Turismo na cidade de João Pessoa, Roberto Brunet, a pesquisa teve como objetivo delinear o perfil dos participantes para analisar os impactos socioeconômicos provocados pelo turismo de eventos e negócios na Capital paraibana.

De acordo com o secretário da Setur, foram meses de trabalho, coleta e análise de dados, chegando à concretização de um significativo, aprofundado e inédito perfil socioeconômico dos turistas que procuram a cidade com a finalidade de participar de um evento.

“A descrição do tempo de permanência, gastos, equipamentos, hotéis, atrações e impressões do turista serão aliados para que o Trade Turístico possa avançar e se alinhar ao crescimento da atividade, tendo como base estas estatísticas e informações. Avaliamos estes dados como extremamente positivos para alocação pontual de recursos em prol do turismo em João Pessoa”, concluiu.

Segundo a gestora de turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, o Observatório do Turismo de Eventos vem cumprindo um papel importante e preenchendo uma lacuna, no momento em que lança uma publicação que contém um conjunto de informações úteis, visando à estruturação e a gestão de eventos para empresários do setor, investidores e órgãos oficiais de turismo, bem como dados estratégicos para utilização desse segmento como propulsor da atividade turística.





“O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba (Sebrae-PB) se orgulha de apoiar esta iniciativa, certo de que estamos profissionalizando, cada vez mais, o tratamento a ser dado a um segmento tão importante como o de eventos. Portanto, reafirmamos o compromisso com as ações a serem desenvolvidas a partir destes dados, que deverão consolidar João Pessoa como uma cidade com diferenciais competitivos que a referenciem como a capital dos Eventos no Nordeste do país”, ressaltou.

O gerente de operações do Convention Bureau João Pessoa, Ferdinando Lucena, avalia a importância das parcerias na realização desse projeto. “Essas pesquisas significam que nossas parcerias continuam trabalhando para que a cidade tenha informações cada vez mais precisas sobre a atividade, pois ajudam a orientar as ações e os investimentos públicos e privados para o setor”.

Participantes

Participam do Observatório de Turismo a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da sua Secretaria de Turismo (Setur), Convention & Visitors Bureau, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), entre outros parceiros.

Observatório de Turismo

O Observatório de Turismo de Eventos e Negócios foi criado pelo Convention Bureau de João Pessoa, em fevereiro de 2009, com o objetivo de mensurar os impactos do turismo de eventos. Com o resultado, o estudo vai auxiliar a iniciativa privada e o poder público nas decisões a serem tomadas, referente à alocação de recursos em projetos e ações que fortaleçam o segmento.

Durante os eventos são aplicados questionários aos participantes com o objetivo de recolher informações que avaliarão características socioeconômicas sobre alguns aspectos específicos, tais como: avaliação do evento, forma e organização da viagem, informações sobre a estadia e opiniões sobre a cidade de João Pessoa.

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa





Deixe seu comentário