Projeto Sabadinho Bom homenageia o forró durante o mês de junho em João Pessoa

Durante todo o mês de junho, a segunda atração do ‘Sabadinho Bom’ faz uma homenagem ao patrimônio cultural imaterial da capital paraibana: o forró. Nesta primeira edição, a reverência a esse ritmo nordestino fica sob a responsabilidade do grupo Os Gonzagas. Antes, quem sobe ao palco é o violonista cearense, radicado no Estado da Paraíba, Chagas Fernandes, para levar ao público um repertório versátil, que vai do choro à música regional, passando pelo samba até chegar a MPB. O evento começa a partir das 12h, na Praça Rio Branco, e tem a realização da Fundação Cultural de guia João Pessoa (Funjope).

O grupo Os Gonzagas tem no repertório o tradicional pé-de-serra, unindo ainda em seu trabalho a música regional que valoriza a cultura popular, como o maracatu, coco, ciranda. Também há espaço para outros ritmos que ultrapassam a fronteira nordestina.





Fundado em 2000, o grupo Os Gonzagas já tocou em vários municípios paraibanos e dividiu o palco com Alcymar Monteiro e Clã Brasil. O trabalho dos integrantes é influenciado por grupos e artistas como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Flávio José, Gonzaguinha, Sivuca e Nação Zumbi, só para citar alguns exemplos entre os expoentes da música brasileira que participarão do evento na cidade de João Pessoa.

O nome de Os Gonzagas possui duplo significado. O primeiro deles faz uma alusão ao sobrenome de alguns integrantes – os irmãos Luiz Gonzaga (violão, guitarra e voz), Yuri Gonzaga (sanfona e voz) e Ygor Gonzaga (bateria, percussão e voz). O outro motivo é uma clara homenagem ao grande Rei do Baião. Formam ainda o grupo o primo Daniel Costa (percussão e voz) e os amigos Felipe Alcântara (percussão e voz), Hugo Leonardo (contra-baixo e voz) e Carlos Henrique (sanfona).

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa





Deixe seu comentário