Praia de Tambaba João Pessoa

Conhecida por ser a primeira praia oficializada como naturista do Nordeste, a Praia de Tambaba João Pessoa também se classifica com uma das praias mais belas da Paraíba. Localizada no Conde, Litoral Sul do estado, a praia é destino de muitos turistas amantes da tranquilidade e visual encantador.

São as falésias, a água quentinha e o mar com cor de esmeralda que tornam o local atrativo aos visitantes, além dos passeios, vegetação, culinária e o surf praticado no local.

Praia de Tambaba João Pessoa

A praia, que fica a 35 quilômetros de João Pessoa, faz parte de uma área de proteção ambiental (APA) e é considerada uma das mais limpas da Paraíba. A praia também possui um coqueiro que nasceu em uma pedra localizada dentro do mar, e se tornou uma das atrações do local, principalmente para quem gosta de fotografar.

Por ser uma praia naturista, Tambaba é dividida em dois lados. O que separa as duas áreas é uma escada que leva os praticantes do naturismo a uma recepção, onde são apresentados às regras do local, dentre elas, a não autorização de tirar fotos.

Praia Tambaba João Pessoa Naturismo

O naturismo em Tambaba é gerido pela Associação Tambaba Nua que tem a incumbência de organizar uma série de normas de conduta ética, como meio de garantir um padrão de comportamento na praia. Tais regras incluem proibição de filmagens ou fotografia, sem autorização, a obrigação de nudez total para aceder ao local, a proibição total de qualquer comportamento ou praticas sexuais, assim como a interdição do uso de drogas. Todos esses itens são relacionados ao Código de Ética Naturista.

Congresso Internacional
Tambaba foi a área naturista escolhida para sediar o 31º Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI (Federação Internacional de Naturismo), na época o naturismo na praia era gerido pela SONATA, o evento ocorreu em 2008.





Esse congresso é bianual e sediá-lo é algo comparável a sediar uma olimpíada, tendo em vista o grau de importância deste no cenário mundial. A votação foi realizada durante o referido Congresso Internacional de Naturismo, que ocorreu na cidade de Cartagena, Espanha, nos dias 7 a 10 de setembro de 2006, e foi expressiva a simpatia em favor de Tambaba, que venceu por 137 votos contra 99 dados à região da Calábria, na Itália, que era o concorrente.

Com isso, Tambaba entrou para a história do Naturismo mundial, já que é a primeira área Naturista do Hemisfério Sul e primeira área Naturista da América Latina a sediar um evento desse porte.

Praia Tambaba João Pessoa Regras

Não é só chegar e tirar a roupa não. É preciso respeitar a lei. A praia de Tambaba pertence ao município de Conde, na Paraíba, e a lei 309/2004 estabelece normas para o ingresso de banhistas. Primeiramente, é proibido o uso de qualquer peça de roupa ou vestimentas incompatíveis com o naturismo. Não é permitido fotografar ou filmar pessoas nuas sem o devido consentimento. Não pode levar animais ou poluir a praia.

Homem desacompanhado de mulher não pode ingressar na área. Constrangimentos aos naturistas com atitudes ativas ou passivas não são permitidos, assim como a prática de gestos, ações e propostas que tenham conotações sexuais. É vetado o trânsito de qualquer tipo de veículo. Tudo isso é fiscalizado por agentes que rondam a praia.

Praia Tambaba João Pessoa Fotos

Mapa de localização