Casarão 34 recebe duas exposições fotográficas neste mês de março em João Pessoa

O Casarão 34, unidade da Fundação Cultural (Funjope), disponibiliza ao público neste mês de março duas exposições de fotografia na cidade de João Pessoa. Uma delas será aberta hoje (13), às 19h, intitulada “Variações do Feminino: poéticas do universo trans”. A outra é “Juventude LGBT Protagonizando”, que será lançada na quinta-feira (14), a partir do mesmo horário.

“Variações do Feminino: poéticas do universo trans” ficará em exposição até 29 de março. Entre poses e perfumes, batons e saltos altos, brilhos e sedução, travestis e transexuais se revelam nas ruas da Região Metropolitana de João Pessoa. Essas personagens estão presentes em manifestações políticas, movimentos sociais e passarelas de concursos de beleza.

Para além do preconceito e do estigma, as fotografias reunidas na exposição registram pessoas comuns, trabalhadoras e estudantes. Revelam uma humanidade que celebra o belo, a delicadeza do olhar, os gestos finos, os detalhes subliminares de trajetórias de vida e desejos. A realização da mostra é uma parceria entre o Casarão 34 e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh).





Juventude LGBT

Outra exposição que entra em cartaz esta semana é “Juventude LGBT Protagonizando”. Ela é resultado da Oficina de Fotografia Básica Para Juventude LGBT, ministrada pelo renomado fotógrafo Thercles Silva, que também é o curador do evento.

A oficina, que resultou na exposição, está inserida no projeto Protagonismo Juvenil e Prevenção de DST/Aids e Hepatites Virais ao Segmento LGBT de João Pessoa. Foi realizada pelo Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, em parceira com o Movimento do Espírito Lilás, Coordenadoria LGBT e Igualdade Racial e Semdh do Estado da Paraíba.

A mostra de fotografia apresenta jovens lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transsexuais femininas e transsexuais masculinos que se tornam protagonista no enfrentamento à homofobia e à contaminação por DST/AIDS e Hepatites Virais. Eles expõem suas vidas, histórias, nomes e rosto em imagens públicas.

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa





Deixe seu comentário