Areia Vermelha João Pessoa

O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha João Pessoa é um parque estadual localizado no município de Cabedelo, no estado da Paraíba. Apresenta uma área de 230 hectares, e foi criado pelo decreto estadual nº 21.263 de 28 de agosto de 2000.

O ponto central do parque é a ilha de Areia Vermelha, que é um banco de areia de cerca de dois quilômetros de comprimento por um de largura, em frente a praia de Camboinha, Cabedelo.

Areia Vermelha João Pessoa

Aparece sempre na baixa-mar, do mesmo modo que os corais de picãozinho, em Tambaú. É um ótimo lugar para banhos, já que possui piscinas naturais e corais, numa água transparente de tom verde-claro. Nos corais que a cercam é necessário cuidado e prudência. Não é aconselhado andar sobre eles, para evitar acidentes, bem como a depredação destes.

Um parque estadual não constitui categoria de unidade de conservação prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Percebe-se então que se faz necessária alteração na legislação correspondente de modo que ela se adeque à nova legislação, como preveem o artigo 55 da Lei Federal nº 9.985, de 18 de junho de 2000, e o artigo 40 do Decreto Federal nº 4.340, de 22 de agosto de 2002.

Areia Vermelha João Pessoa Passeio

A Praia de Areia Vermelha é um dos passeios imperdíveis para fazer em João Pessoa. A praia é, na verdade, um banco de areia de coloração escura, que se forma na maré baixa, nas proximidades da Praia do Poço, no município de Cabedelo. Na época em que a maré fica baixa surge o banco de areia; as pessoas aproveitam esse curto momento do dia para mergulhar nas praias da região e tomar sol em meio a uma paisagem bucólica e incrível – afinal, não é todo dia que podemos estar no meio do mar, com os pés em “terra firme”.





Apesar de estar, literalmente, no meio do mar, não pense que o local carece de estrutura. Donos de barracas alugam cadeiras e guarda-sóis e vendem bebidas para quem não quer ficar sem conforto. Se estiver com sede, vale a pena pedir um drink no abacaxi, que pode ser feito com suco e leite condensado. Quando a maré começa a encher e volta a cobrir o banco de areia, toda a estrutura da ilha se desfaz e os barcos voltam para a orla.

Esse passeio parte da Praia do Poço e pode ser feito com agências ou por conta própria. Na época de maré bem baixa é possível ir andando a partir da Praia de Camboinhas.

Areia Vermelha João Pessoa Fotos

Areia Vermelha João Pessoa Fotos

Onde fica e Endereço Areia Vermelha em João Pessoa

  • Cabedelo – João Pessoa – PB

Mapa de localização